quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Três Samurais fora da Lei - Hideo Gosha (1964)


Histórias com três heróis são tradicionais no cinema e na literatura. Temos desde "Os Três Mosqueteiros", de Alexandre Dumas, ao "O Bom, o Mal e o Feio", de Sergio Leone.
Nessas histórias é comum a união, ocasional ou não, de três arquétipos de personalidade. Nos "Três Mosqueteiros", por exemplo, temos Porthos, que tem um comportamento impulsivo porém honrado, Aramis, um idealista e Athos, o racional (vou me abster de comentar de D'Artagnam para me focar apenas no número 3). Todos os três são unidos por um destino comum, são mosqueteiros e tem o mesmo objetivo embora sejam totalmente diferentes entre si.
Em os "Três Samurais fora da Lei" temos a mesma configuração. Os 3 samurais que protagonizam a história, Sakon Shiba (representado por Tetsurô Tanba), Kyôjûrô Sakura (Isamu Nagato) e Einosuke Kikyô (Mikijirô Hira), resumem um painel de defeitos e qualidades diferentes e todos, mesmo com seus antagonismos, acabam se aliando a um destino comum.
A história começa com Shiba, um ronin, andarilho e vagabundo, que encontra, por acaso, um grupo de camponeses que sequestraram Aya, uma filha de um magistrado corrupto. Esses camponeses oprimidos buscam negociar com esse magistrado melhores condições de vida e redução de impostos. Shiba une-se a eles em sua luta, e recebe o apoio de mais dois renegados da guarda do magistrado, Sakura e Kikyo. Se fosse fazer um paralelo com o filme "O Bom, o Mal e o Feio", clássico do Western, eu diria que o "Bom" seria Shiba, o "Mal" seria Kikyô e o "Feio" Sakura.
Por falar em Western vários elementos neste filme remetem ao consagrado gênero. Temos a ideia mítica do andarilho justiceiro, aquela conhecida entidade solitária, sem rumo e sem história, geralmente representada por um cowboy errante e misterioso que entra numa cidade, resolve uma injustiça, e depois vai embora, sumindo por uma estrada, sem maiores explicações. Neste filme, temos a figura de Shiba, no começo como um herói solitário e, no final, acompanhada por seus dois amigos, montando a imagem de três samurais que somem na névoa, seguindo um caminho decidido aleatoriamente, deixando para trás camponeses livres e uma estrutura de poder derrotada.
Este foi o primeiro filme do mestre Hideo Gosha e é considerado um dos maiores clássicos “chambara” de todos os tempos. Nota 10.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista de Links

  • Meritroyalbet Giriş - Meritroyalbet sitesi sektöre giriş yaparak gücünü göstermektedir. Tamamen sektörün reel kısmında hizmet veren ve Kıbrıs’ın en iyi Casino ve Oteli olan Me...
    Há um ano