domingo, 24 de agosto de 2014

Coleção "Cinema Samurai" da Versatil



A coleção "Cinema Samurai" da Versatil apresenta 6 clássicos "chambara" (filme de samurai) por 6 diretores diferentes.

Devo dizer que foi uma das minhas melhores compras nos últimos meses. A seleção é ótima não apenas por trazer bons filmes, mas por trazer filmes bem diferentes entre si. Podemos inclusive que a única característica que todos os filmes tem em comum selecionados na coleção é a presença dos samurais. Os filmes em si divergem tanto que até chegam a parecer pertencer a gêneros diferentes, totalmente distintos. Do drama a comédia, da comédia a nouvelle vague, da nouvelle vague ao western, as vezes misturados.

O primeiro filme da coleção é 13 Assassinos (Eiichi Kudo 1963), uma história cerebral de 13 samurais (ronins) envolvidos numa conspiração política para assassinar um cruel e sádico daimiô.
O segundo filme, Lança Ensaguentada (Tomu Uchida, 1963), é um dos melhores da coleção, ele combina road-movie com chambara e mostra uma interessante mensagem. Temos como protagonista, neste filme, um lanceiro, que fideliza sua devoção ao seu mestre samurai não por uma questão de costumes numa tradição hierárquica mas por uma sincera amizade.
O terceiro filme, Rebelião (Masaki Kobayashi, 1967), talvez seja o meu preferido dessa coleção ao lado de Assassinato de Masahiro Shinoda.
Estrelado pelo astro Toshiro Mifune no papel de um dos personagens mais memoráveis desse tipo de filme, Isaburo Sasahra, um samurai que vive seu próprio código de ética e que entra em conflito com um daimiô despótico de um clã, que desgraça sua vida.
Vingança pessoal,  justiça,  preservação da honra, da memória e da ideia dessa beleza do amor que ele acabara de descobrir com seu filho e sua nora assassinados pelo cruel daimiô acabam virando o combustível de uma rebelião, interna e externa.
O quarto filme, Três Samurais fora da Lei (Hideo Gosha, 1964), é um "western-chambara" por excelência. Considerado um dos maiores clássicos “chambara” de todos os tempos. Temos aqui figura de três homens, com personalidades diferentes reunidos pelo destino comum. Não tem como não lembrar de filmes como "O Bom, O Mal e o Feio" ou de livros como "Os Três Mosqueteiros".
O quinto filme, Os Sete Rebeldes (Kihachi Okamoto, 1968), é uma balburdia anárquica divertidíssima.
O filme é uma mistura interessante de chambara, western spaghetti e comédia nonsense. A figura austera do samurai é totalmente desconstruída e remontada em figuras muito pouco heroicas e até bastante ridículas.
Fechando a sequência temos Assassinato (Masahiro Shinoda, 1964), o melhor filme da coleção pra mim. O filme representa um estilo nouvelle vague, com uma direção habilidosa e uma fotografia extremamente bem construída. Ele é baseado em um personagem histórico, Hachiro Kiyokawa, um ambicioso e misterioso ronin que viveu no final do Periodo Edo, ainda no Xogunato Tokugawa e próximo da Restauração Meiji. Uma figura histórica controversa que, na época, estava aparentemente dividido entre as forças do Xogunato e o Imperador.

A coleção é ótima, todos os filmes estão em ótima qualidade. Só senti a falta de extras, como trailers e curiosidades. Isso poderia enriquecer a experiência.
No entanto, não deixa de ser uma ótima compra.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista de Links

  • Meritroyalbet Giriş - Meritroyalbet sitesi sektöre giriş yaparak gücünü göstermektedir. Tamamen sektörün reel kısmında hizmet veren ve Kıbrıs’ın en iyi Casino ve Oteli olan Me...
    Há um ano