domingo, 21 de setembro de 2014

O Falcão Maltês (The Maltese Falcon, 1941) - John Huston



O Falcão Maltês, filme produzido pela Warner Bros em 1941 e dirigido por John Hustson, é um daqueles filmes que cravaram sua importância na história do cinema mundial como criador de um estilo, o "cinema noir".
Os Estados Unidos, um país que é tão conhecido por suas crises quanto pela sua inacreditável capacidade de sair delas e entrar em ciclos escalonados de prosperidade, estava entrando numa fase de explosão demográfica e crescimento econômico na época que o filme foi lançado, mas isso era algo que não era percebido na época.
Dez anos antes a América passou por uma de suas piores crises, a de 29, e, ao longo de boa parte da década de 30, sofreu os efeitos sombrios da "Grande Depressão". Tudo isso culmina na existência de um ambiente urbano marcado por um clima sombrio e desolador. A América é o ambiente das infinitas possibilidades mas isso inclui a possibilidade do fracasso e da falência.
O estilo "noir" não é, para mim, o que melhor representa no cinema a união entre elegância e mistério, é também um retrato da época. Segundo a a Enciclopédia de Cinema Katz o termo é usado para descrever os filmes Hollywoodianos da década de 40 e 50 nos quais eram retratados o submundo escuro e sombrio do crime e da corrupção, a rotina das ruas americanas. Os heróis e os vilões eram cínicos, desiludidos e, frequentemente solitários e inseguros. Temos pessoas que fortemente são ligadas ao passado e fortemente indiferentes ao futuro.
Expressando esse ambiente a técnica, inaugurada por esse filme, usa e abusa de cenas noturnas, ambientes claustrofóbicos, cheias de objetos e uma iluminação que valoriza sombras e acentua o efeito dramático das histórias.
A história do Falcão Maltês é baseada no romance homônimo de Dashiell Hammett. Este filme é a terceira adaptação para o cinema de um romance de Dashiell Hammett e a primeira adaptação bem-sucedida (as outras duas são considerada um fracasso).
O enredo se desenvolve na próspera cidade de São Francisco (Califórnia) e tem como protagonista Sam Spade, um detetive particular que é procurado por uma mulher para solucionar o caso do desaparecimento de sua irmã. A trama vai ficando cada vez mais complexa com o surgimento de personagens e acontecimentos estranhos.
Toda história vai se desenvolvendo subliminarmente com o conhecimento de uma antiga relíquia chamada de "Falcão Maltês", o qual liga as histórias aparentemente dispersas do filme.
Essa relíquia dataria do ano de 1539 e seria da antiga Ordem do Hospital de São João de Jerusalém, também conhecida como Cavaleiros de Rodes. Estes Cruzados, segundo a história, persuadiram o Imperador Carlos V a lhes dar a Ilha de Malta. O imperador só pôs uma condição: que lhe pagassem todos os anos um falcão como tributo em reconhecimento que Malta era Espanha.
Esse era o único "Falcão" encontrado, um valor histórico e econômico quase inestimável.
Eu disse quase pois tudo nessa relíquia é misterioso. O seu verdadeiro valor, que estimula a ganância dos homens é submerso num mar de mentiras, perseguições, armadilhas e reviravoltas inesperadas que são o mote do filme.
O "Falcão Maltês" foi indicado para três Oscars, é considerado "um dos maiores filmes de todos os tempos" por Roger Ebert e pela revista Entertainment Weekly, e foi citado pela Panorama du Film Noir Américain como o primeiro grande filme noir.

Não é nada menos que um clássico.

Algumas imagens do filme:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista de Links

  • Meritroyalbet Giriş - Meritroyalbet sitesi sektöre giriş yaparak gücünü göstermektedir. Tamamen sektörün reel kısmında hizmet veren ve Kıbrıs’ın en iyi Casino ve Oteli olan Me...
    Há um ano