sábado, 13 de fevereiro de 2016

Labirinto - A Magia do Tempo (Jim Henson, 1986)

Labirinto - A Magia do Tempo

Labirinto - A Magia do Tempo (Labyrinth, 1986) é um filme de aventura-fantasia-musical dirigido por Jim Henson, criador e manipulador dos Muppets, produzido por Eric Rattray em conjunto com George Lucas com trilha sonora composta por David Bowie.
É muita gente boa envolvida nisso aqui.

David Bowie, além de compor a maravilhosa trilha sonora (juntamente com o compositor sul-africano Trevor Jones), atua no papel do antagonista, Jareth, o Rei dos Duendes. Um papel memorável.

A história é simples. Sarah Williams (interpretada pela Jennifer Connelly), uma garota mimada, fica aborrecida por ter que cuidar de seu irmão caçula enquanto seus pais estão fora. Em meio aos choros insuportáveis do pequenino Sarah deseja se livrar da criança e seu pedido é prontamente atendido pelo Jareth, o Rei dos Duendes. Arrependida ela inicia uma jornada através de um mundo mágico, passando por um labirinto, até chegar ao castelo de Jareth e resgatar seu irmão.

Jareth Labyrinth
Jareth, O Rei dos Duendes - Interpretado por David Bowie

O design dos bonecos que aparecem no filme é um conceito de Brian Froud, um ilustrador que trabalha bastante com temas ligados a fantasia infantil, e criado pela Jim Henson's Creature Shop.
A colaboração entre Jim Henson e Brian Froud começou em 1982 na produção do filme "O Cristal Encantando" (The Dark Crystal), um filme que foi um gracasso de bilheteria por ser um filme infantil "sombrio demais" e que teve o azar de ter o blockbuster "ET, o Extraterreste" (E.T.) de Steven Spielberg, como concorrente.

Terry Jones do Monthy Pyton escreveu o primeiro esboço do roteiro do filme em 1984 baseando-se nos desenhos de Brian Froud. Depois disso vários outros roteirista fizeram contribuições ao script, como Laura Phillips (que escreveu vários episódios de Fraggle Rock, a Rocha Encantada - uma série de televisão primariamente estrelando personagens Muppets chamados de "Fraggles"), George Lucas, Dennis Lee e Elaine May.

Ao longo do tempo o filme ganhou status de "cult" e tornou-se popular pelo estilo e o design imaginativo. Além das músicas, óbvio.

O filme, apesar de possuir uma influência bastante clara de "O Mágico de Oz" e "Alice no Pais das Maravilhas", é uma espécie de adaptação de um livro de gravuras infatil chamado "Outside Over There" de Maurice Sendak, que conta a história de uma jovem chamada Ida que deve resgatar sua irmãzinha que foi roubada por Goblins.

Não é um filme perfeito. Tudo nesse mundo mágico parece acontecer de forma arbitrária, os conflitos são resolvidos de formas simplórias (cheio de conveniências e "Deus ex machina") e seu peso dramático é bastante minguado, especialmente por conta da protagonista. Jennifer Connelly, apesar de estar belíssima e hipnótica (que olhos), está atuando de forma horrível nesse filme.

Ludo Labyrinth
Sarah (Jennifer Connely) e Ludo

Ludo
Ludo
As qualidades do filme são especialmente visuais. A começar pelos olhos maravilhosos de Jennifer Connely (já elogiei os olhos dela não?).
Os bonecos são divertidíssimos. Combinam o mágico ao bizarro e misterioso. Alguns personagens como o gigante gentil Ludo são memoráveis. Mas é Jareth, interpretado por Bowie, que rouba a cena toda vez que aparece. É um ser que combina uma elegância sedutora com certo tom de ameaça. Um antagonista fascinante. As melhores cenas são com ele. Minha preferida é o baile de máscaras onde toca a belíssima música " As The World Falls Down" (minha música preferida do filme também).
Todas as músicas evocam mistério e celebração, algumas bastante empolgantes e dançantes como "Magic Dance" e "Chilly Down".

Sarah (Jennifer Connely)
Sarah (Jennifer Connely)

O humor funciona, é travesso e infantil.

Enfim, pesando as qualidades e defeitos do filme temos um saldo bastante positivo no final. Vale a pena assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista de Links

  • Meritroyalbet Giriş - Meritroyalbet sitesi sektöre giriş yaparak gücünü göstermektedir. Tamamen sektörün reel kısmında hizmet veren ve Kıbrıs’ın en iyi Casino ve Oteli olan Me...
    Há um ano