quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O que é realmente um Remake?


Uma pausa para definir alguns conceitos. Que são confusos mesmo, normal.

Remake é uma "refilmagem". Vejo várias pessoas confundindo isso com Reboot ou apenas filmes diferentes fazendo a mesma história.
Um exemplo de remake é Charlie and the Chocolate Factory de Tim Burton, lançado em 2005. Ele é uma versão de Willy Wonka and the Chocolate Factory de Mel Stuart de 1971.
Existe um livro chamado Charlie and the Chocolate Factory escrito em 1964.
Se Tim Burton fizesse um versão do livro (e não do filme de Mel Stuart) não seria um Remake. Seria apenas uma versão do livro.
Como saber isso? Pra mim é só dar uma pesquisada nas intenções do diretor (sim, você vai ter que confiar nisso) e ver os filmes (ai vai da sua percepção e sensibilidade).
Quando digo que Carrie de 2013 de Kimberly Peirce não é um remake eu me baseei na própria diretora. E, se você for ver o filme, tem muito pouco a ver com o filme de 1976 de Brian de Palma.
Não é um remake. É um filme sobre Carrie, o livro de Stephen King.
Brian de Palma não comprou os direitos sobre a história. Não que eu saiba. Ele apenas fez o filme mais icônico dela.
Outro exemplo:
O Quarteto Fantástico de 2015 NÃO É um REMAKE do Quarteto Fantástico de 2005 (nem do filme de 1994).
É um novo filme do Quarteto Fantástico. É CLARAMENTE um outro filme. É o que podemos chamar de Reboot (reinicialização) pois reconta a história, de outra forma, fazendo um novo filme.
Sexta-Feira 13 de 2009, apesar de ter chamado no meu outro blog (Trash-Area) de Remake, ele está mais para um Reboot mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista de Links

  • Meritroyalbet Giriş - Meritroyalbet sitesi sektöre giriş yaparak gücünü göstermektedir. Tamamen sektörün reel kısmında hizmet veren ve Kıbrıs’ın en iyi Casino ve Oteli olan Me...
    Há um ano