quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Um pouco sobre Tiresia



Ontem, dia 15/11/2010, lá pelas 22:30 eu comecei a assistir um filme chamado Tiresia, de um diretor novo chamado Bertrand Bonello (até agora só dirigiu 3 longa-metragens, se não me engano).
Bem, achei o filme fantástico.
A composição das imagens, os movimentos de câmeras (planos longos, travellings bem usados), a trilha sonora (que inclui Beethoven), a ótima atuação dos atores, e a ousadia das cenas são, para mim, pontos fortes e já me fez considerá-lo como um grande filme.
Saca-só a sinopse do filme:
O filme conta a história de um padre (Laurent Lucas) que trancafia um travesti (Clara Choveaux, na forma feminina) em um fazenda distante e, à medida que fica sem os hormônios,vai voltando à forma masculina (Thiago Telès). Num momento de ira, ele cega o rapaz, que desenvolve poderes mediúnicos e torna-se uma celebridade local.
Para quem é doutrinado na cartilha hollywoodiana, a história do filme é absurda.
Hoje de manhã, resolvi ler algumas críticas sobre o filme, o que me fez gostar ainda mais dele.
Da primeira vez que vi, já desconfiei que o longa trabalhava a imagem e o enredo de uma maneira simbólica.
A metáfora do filme está na atualização de um mito grego, sobre Tiresias.
O mito conta que Tiresias foi um famoso profeta cego de Tebas.
Certa vez Tiresias se deparou com 2 cobras copulando, que se irritaram com a presença dele e o atacaram.
Tiresias conseguiu matar uma das cobras, a fêmea, e se transformou em uma mulher.
Anos depois, indo orar no monte Citorão (onde ele tinha encontrado as cobras), ele se depara com a mesma cena, das 2 cobras copulando, e o ato se repete, desta vez, ele mata o macho e se transforma novamente em um homem.
Por Tirésias ter se tornado tão ciente a respeito de ambos os sexos, ele foi chamado para decidir a questão levantada por ocasião de uma discussão entre Zeus e Hera sobre se é o homem ou a mulher quem tem mais prazer na relação sexual. Mas ele sabia que a sua decisão iraria sobre ele o deus derrotado.
Hera dizia que o homem é quem tem mais prazer, Zeus dizia que é a mulher. Tirésias decidiu a questão: "se dividirmos o prazer em dez partes, a mulher fica com nove e o homem com uma." Hera, furiosa por sua derrota, cegou Tirésias por vingança. Mas Zeus, compadecido e em recompensa por Tirésias ter dado a ele a vitória, deu-lhe o dom da mántis, a previsão.


Eu li umas 5 críticas (longas) desse filme em diversos sites, e descobri que o filme todo é repleto de significado, não se limitando ao lado metafórico da sinopse com o mito, mas ele traz a tona discussões muito interessantes acerca da liberdade de escolha, individualidade, sexualidade.
Ou seja, não é apenas uma transposição do mito grego para a atualidade, vai além disso.


A personagem principal é um travesti vindo do Brasil, que vai para França tentar a vida com prostituição.
Dentro todos os seus companheiros travestis/transexuais, Tiresia é o mais deslocado, e um pouco fora dos padrões exagerados dos mesmos, assemelhando-se a uma verdadeira mulher, tanto que é representado por uma, Clara Choveaux, que fez o papel do travesti até metade do filme.
Você se pergunta, "como assim até a metade do filme" ?
Já explico.
Para personagem principal do filme, Tiresia, o diretor optou colocar 2 atores interpretando.
Até metade do filme é uma mulher que interpreta o travesti, a atriz brasileira Clara Choveaux, e depois é um homem, Thiago Teles (também brasileiro).
A idéia provavelmente seria reforçar a idéia da dualidade presente no filme, entre homem e mulher.


Tiresia se envolve com um cliente pertubado, chamado de Terranova, que a captura, e a prende em um quarto.
Para ele Tiresia é uma rosa rara, perfeita. Ela não é o original (uma mulher de verdade), é uma cópia perfeita de algo imperfeito, e ele a quer no "seu jardim".


"O Original é imperfeito , pois foi a primeira tentativa"


Tiresia, privada dos hormônios que mantêm sua aparência feminina, vai aos poucos tomando sua real forma masculina, o que acaba desiludindo Terranova.
Não que ele não sabia que Tiresia não era uma mulher, pois já teria a visto nua,  mas ao menos a imagem e os traços femininos e delicados o mantinha naquela ilusão.
Não queria se deparar com a realidade, de que aquela bela e frágil mulher na verdade era um homem.
Talvez isso explique a insistência dele em cobri-la enquanto ela se despia, para não ter que confrontar a realidade.


"Você tem tesão pelos transexuais, mas não tem a coragem de colocar a mão neles"
Fala Tiresia, em português mesmo.


Terranova, tenta buscar hormônios femininos para manter Tiresia com a beleza que ele se encantou, mas não consegue ao se deparar com a realidade, não quer mais Tiresia fazendo parte do "seu jardim" e resolve soltá-la.
Sem antes furar seus olhos com uma tesoura (cena forte).


Após isso o filme entra na sua segunda parte.
Tiresia é encontrado por uma garota silenciosa, que leva-a para sua casa, que fica em uma espécie de aldeia, onde mora família religiosa que cuida dela.
Essa garota é para mim uma das figuras mais emblemáticas do filme. Ela é, para mim, a personagem mais misteriosa e deslocada do filme, se comunica muito mais através de expressões do que em palavras.


Tiresia tem agora formas masculinas em maior evidência, e o dom de prever o futuro (em conformidade com o mito de Tiresias), se tornando o oráculo daquela comunidade local.


Outra coisa curiosa no filme é que o ator que faz o papel do padre dessa comunidade é o mesmo que faz o personagem Terranova. Ou seja, o filme apresenta dois atores para o mesmo personagem, dois personagens para o mesmo ator.


O padre se apresenta ao protagonista na história devido sua popularização como oráculo local para aquela comunidade, onde surge até a possibilidade de canoninzação.
É interessante tentar entender a opção do diretor em deixar o padre e Terranova sob cargo do mesmo ator.
Há uma análise interessante que li sobre essa opção:


Em vez de crer na vontade e na beleza de Deus, esse signo padre-seqüestrador só quer ver e enetender a imperfeição do homem.
O seqüestrador é mais claro. Ele ama o humano e recusa o divino, ama a criação e repudia a natureza, ama a incapacidade do homem de ser à imagem e semelhança do Criador. No caso do padre, há mais dúvidas. Pois quer evitar a sacralização do homem, sua transformação em milagreiro, em ser divino, para ver apenas sua condição limitada. Não quer vê-lo em suas aptidões naturais. Quer vê-lo como invenção de si nmesmo. Um truque.


Outra questão interessante abordada no filme é a falsa ideía de que foi uma escolha que o personagem teve em mudar de sexo.
Muito interessante se pensar que muitas pessoas se tornam transexuais por "tentarem corrigir uma falha divina", ou seja, elas são mulheres presas em corpos de homens.
Para se sentirem felizes, que é o que todo mundo quer (algo natural do ser humano), somente se eles negassem o que natureza lhes ofereceu (um corpo masculino) e simplesmente mudar de sexo (algo anti-natural).
Assim como no mito, ele não teve escolha em mudar de sexo.


Não sei se fui bem claro no que tentei dizer, de qualquer forma vou reproduzir aqui um diálogo entre Tiresia e o padre que talvez elucide melhor essa questão que tentei propor.


Padre:
Ninguém pode estar acima das coisas e querer transformá-las.
Deixe as coisas serem como são


Tiresia:
Eu fui transformado;
não escolhi isto.


Padre:
Isto não tem nada a ver;
Mas ainda sim fez uma escolha.


Tiresia:
Não sei ao certo.


Padre:
Você sofre fisicamente?


Tiresia:
Isso não tem importância.


Padre:
Isso não é verdade, não se pode dizer isso.


Tiresia:
Eu digo.
Eu sai da favela.
Sempre soube que a minha vida seria diferente da dos outros meninos.
Mas nem isso eu escolhi.
Estava lá.
Deu muito trabalho.
Foi a minha guerra particular.
Tornei-me mulher e depois, puta.
Rapazinhos que viram mulheres tornam-se putas.
Depois, um homem furou meus olhos.
Agora possuo um dom.
Por isso o ofereço aos outros.
Não vejo que mal há nisso.
Todos vocês olham para mim e acham é mais uma grande alegria.
Mas é a celebração do desespero, ninguém vê isso.
Porque eu não posso decidir.
É isso mesmo, eu não decido nada.
(em português)
Eu já te disse, nada mais me pertence.
Eu sou assim, só isso.
Não posso fazer mais nada agora.
Eu vivo com isso e estou bem.
Porque sinto em mim que digo a verdade.
E a verdade é uma força.


Não vou comentar o final do filme, porque não entendi. E de certa forma desmente muita coisa que eu disse aqui.
Ou seja, não adianta, você vai ter que assistir essa porra =)

Um comentário:

Lista de Links

  • Meritroyalbet Giriş - Meritroyalbet sitesi sektöre giriş yaparak gücünü göstermektedir. Tamamen sektörün reel kısmında hizmet veren ve Kıbrıs’ın en iyi Casino ve Oteli olan Me...
    Há um ano