domingo, 31 de julho de 2011

Esta mulher é proibida (This Property is Condemned) - Sydney Pollack



Sexta-Feira (29/07/2011) eu fui ver o filme "Esta mulher é Proibida" (This Property is Condemmed no título original, sim, a tradução não tem nada a ver), no ciclo de filmes da Natalie Wood que ocorreu no MIS até ontem.
Primeiramente gostaria de dizer que fui sem expectativas de ver um filme que me agradasse, no entando, fui surpreendido, me deparei com um filme ótimo, muito bonito, maduro e envolvente.
A direção de Sydney Pollack está próximo ao impecável, a condução da história, a fotografia e principalmente a interpretação de Natalie Wood idem.

O filme se foca na personagem Alva Starr; Uma bela jovem de vinte e poucos anos que vive em Dodson, Mississippi, com sua mãe, Hazel, e sua irmã adolescente, Willie. Elas dirigem uma pensão muito freqüentada pelos funcionários da Ferrovia local. O sonho da mãe é que Alva se entregue ao Sr. Johnson, um homem de meia-idade mas rico, como forma de garantir o futuro da família.

A figura de Alva me chocou bastante. Pessoalmente só conhecia três filmes com Natalie Wood, Rastros de Ódio, West Side Story e Juventude Transviada, e em todos esses filmes os personagens que ela representava eram sempre chorosos, românticos e, de certa forma, patéticos.
Neste filme eu vi o extremo oposto, uma mulher que exala sexualidade.
Parecia outra pessoa, lasciva, muito longe da candura dos "outras Natalie Woods" que vi.

As coisas se complicam quando chega à pensão, Owen Legate, um funcionário de Nova Orleans, que veio com a missão de reduzir drasticamente o quadro de pessoal da Empresa, alocado em Dodson, face à grande depressão que se abateu sobre os Estados Unidos. Ao se conhecerem, Alva e Owen sentem-se logo atraídos um pelo outro. No trabalho, ele é odiado por todos que sentem nele uma ameaça de demissão.

Owen consegue cativar Alva por ser seu oposto. Ela era a sonhadora, ele representava o mundo frio das obrigações e rudes deveres.

O filme é baseado em uma peça de Tennessee Williams de apenas um ato, o qual o diretor parece ter captado bem o espírito.
Sua equipe também não é "das piores", contando com Francis Ford Coppola como co-autor e ninguém menos que James Wong Howe (com 67 anos na época) como diretor de fotografia.

O filme já me impressionou no começo com uma bela composição visual
Uma misteriosa garotinha vestida de vermelho, se equilibrando nos trilhos de uma ferrovia, enquanto canta "Wish me a Rainbown". Uma das cenas mais delicadas e belas que já vi no cinema.
Esta garotinha será a narradora da história, e será pelos olhos dela que descobriremos sua irmã, Alva Starr, o qual ela nitidamente nutre uma admiração.

A beleza da cena inicial percorre o filme inteiro que em cada tomada parece ter sido minunciosamente estudada, cenas belíssimas, e uma maturidade poucas vezes vistas em filmes românticos norte-americanos.
Resumindo, assistam.

Comprar

Programa de Afiliados - Livraria Cultura
Esta Mulher é Proibida
Diretor: Sydney Pollack
Formato DVD
Região: 1
Preço: R$ 19,90
Clique aqui para adquirir o filme


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista de Links

  • Meritroyalbet Giriş - Meritroyalbet sitesi sektöre giriş yaparak gücünü göstermektedir. Tamamen sektörün reel kısmında hizmet veren ve Kıbrıs’ın en iyi Casino ve Oteli olan Me...
    Há 3 anos